Descartar lixo na rede é prejudicial à sua saúde e ao meio ambiente.
O descarte inadequado de resíduos pode causar uma série de transtornos para a sua casa e também para a cidade: entupimentos, consumo excessivo de água, reprodução de animais indesejados, proliferação de doenças e até mesmo desastres de grandes proporções, como enchentes. Por isso, é fundamental que o cuidado com o destino de materiais que já não queremos seja encarado como um hábito e uma responsabilidade.
Se a tubulação da sua casa contar com um tamanho adequado e não passar por episódios frequentes de entupimento, é possível descartar papel higiênico fabricado em material biodegradável no vaso do banheiro, por exemplo. No entanto, existe uma verdadeira série de resíduos e itens que deve ser evitada em todas as circunstâncias. Alguns dos descartes inadequados mais frequentes são:
- Plásticos
- Embalagens
- Tecidos
- Fios de cabelo
- Óleo de fritura
- Pontas de cigarros
- Absorventes
- Fraldas
- Preservativos
- Cotonetes
- Fio dental
- Restos de comida
Outro ponto importante é que a água da chuva não deve ser despejada na rede de esgoto. Quando isso acontece, o excesso pode causar transbordamento nas ruas e até mesmo episódios de refluxo nas casas. A atitude correta é ligar as calhas domésticas às galerias pluviais, que são projetadas especialmente para receber grandes volumes de água. Mas mesmo nesse caso, resíduos sólidos devem ser evitados.